• Arq. Catherine Schrader

O uso da iluminação adequada para a promoção da saúde nos ambientes


A grande maioria das pessoas quer viver bem, ter uma casa aconchegante e bonita, que chame a atenção, e contratam profissionais para fazerem lindos projetos com fachadas grandiosas, mas ao finalizar a obra compram sozinhos todos os lustres e luminárias para sua residência, sem se preocuparem com a correta iluminação dos ambientes.


Na verdade, muitos não estão cientes dos malefícios de uma iluminação deficiente no desenvolvimento de tarefas, seja para se estudar com os filhos, cozinhar e trabalhar. As pessoas estão acostumadas com ambientes escuros e mal iluminados.


A iluminação inadequada pode trazer sérios comprometimentos visuais a longo prazo, como irritações e cansaço nos olhos, fadiga, apatia, e também podem ocasionar problemas emocionais, pois os ambientes mais escuros estimulam uma maior produção da melatonina, o hormônio do sono, gerando sonolência e cansaço, o que faz diminuir a disposição ao trabalho.


Para que tenhamos um espaço saudável, é indicado contratar um profissional especializado que acompanhe e oriente a compra das luminárias de modo a calcular adequadamente os níveis de iluminância dos espaços, especificar corretamente o tipo e cor das lâmpadas para cada ambiente e tarefa, promovendo, assim, a saúde de todos os envolvidos.

7 visualizações

RECEBA MEUS EMAILS

© 2020 por Catherine Schrader. 

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon