Arq. Catherine Schrader
Escolher o terreno certo é fundamental para construir a casa ideal
Atualizado: 31 de mar. de 2020
Já imaginou comprar um terreno e verificar que ele não é adequado para acomodar a casa dos seus sonhos? Essa situação é mais comum do que se imagina. Construir o espaço ideal pede alguns cuidados, principalmente com a escolha do terreno. Muitos acreditam que essa é uma questão irrelevante, mas a escolha do local certo é de fundamental importância.
Se a opção de projeto for uma residência térrea, o adequado é comprar terrenos com o mínimo de inclinação possível, ou até mesmo planos, principalmente se o terreno for pequeno, pois será difícil adequar grandes rampas de acesso que ocupam grande parte da frente do imóvel.
Terrenos com declives muito acentuados podem dificultar o acesso à construção e exige grande movimentação de terra, o que pode encarecer a obra, seja com muros de arrimo ou com grandes pilares. Também podem passar a impressão de que a construção está “afundada” em relação a rua. Se o desejo for o de construir uma linda fachada que seja vista do nível da rua, nem sempre é fácil acomodar o pavimento térreo no mesmo nível da calcada, sendo necessária grandes intervenções.
Lotes com grande aclive também dificultam o aproveitamento do espaço, principalmente em lotes de pequena dimensão, além de requererem grandes cortes no terreno e a construção de muros de arrimo junto as divisas, o que prejudica na ventilação da residência, podendo ocasionar infiltrações indesejadas junto a paredes encostadas na terra, tornando os ambientes insalubres.
Antes de comprar um terreno, o ideal é procurar um profissional experiente que faça um estudo das necessidades e desejos de cada cliente e oriente a compra do terreno adequado, poupando possíveis aborrecimentos e contribuindo para que cada um tenha sua residência adequada, segura e saudável.
