• Arq. Catherine Schrader

Análise ergonômica para criação de ambientes saudáveis

Atualizado: Mai 27

Com o avanço da tecnologia e a grande oferta e uso de máquinas e equipamentos digitais tem crescido o caso de pessoas com problemas físicos ocasionados pela má postura e pelo uso excessivo desses equipamentos.

Cada vez mais, crianças e jovens têm ficado tempo demasiado em frente aos computadores, celulares e tablets, o que tem afetado sua saúde física e emocional. Vemos diariamente um aumento crescente de casos de pessoas com problemas ortopédicos devido à má postura e condições ambientais impróprias.


Em grandes empresas já é comum a contratação de profissionais especializados para analisarem os elementos que podem trazer prejuízos físicos aos colaboradores. Esses profissionais fazem estudos ergonômicos para adaptar o ambiente ao usuário, de modo que as mesas, cadeiras, monitores e iluminação sejam ajustadas para garantir a saúde de todos os envolvidos. Porém, o mesmo não acontece no ambiente doméstico, que a cada dia é mais utilizado para trabalho no sistema “home office”.


No mercado atual existe uma padronização de móveis, principalmente no que diz respeito a alturas de mesas e cadeiras. Essa falta de informação não estimula o emprego correto desses elementos dentro das casas. O tipo físico de cada pessoa não tem sido considerado na compra e no projeto de móveis desenvolvidos em muitas marcenarias. Isso pode trazer prejuizos à integridade física, como dores nas articulações, no pescoço e coluna, entre outros problemas ocasionados pelo emprego incorreto dos diversos elementos que compõe o espaço.

Dimensionar e qualificar adequadamente o ambiente traz inúmeros benefícios à saúde. A análise ergonômica ajusta cada elemento, adequando-o ao usuário. Nessa adequação são ajustadas a altura de monitores ao campo visual de cada pessoa, o que evita dores no pescoço, são realizados ajustes em mesas de trabalho e nas cadeiras de acordo com a altura de quem está utilizando, o que previne problemas na coluna, braços, ombros, etc. A iluminação também deve ser adequada à atividade que está sendo executada para evitar fadiga e futuros problemas visuais. Essas e outras medidas contribuem para a saúde e o conforto de todos.

7 visualizações

RECEBA MEUS EMAILS

© 2020 por Catherine Schrader. 

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon