Buscar
  • Arq. Catherine Schrader

Benefícios do isolamento térmico para sua residência

O calor e frio excessivos dentro de um ambiente causam desconforto e mal estar aos seus usuários. Por esse motivo, cresceu nos últimos anos a aquisição de aparelhos de ar condicionado no Brasil.

Mas será que existe uma maneira de amenizar esse fator e promover o conforto térmico dentro das residências?


Com técnicas de condicionamento passivo, uso de materiais isolantes e estratégias construtivas adequadas podemos construir uma residência termicamente viável. Para isso, é importante impedir que o calor de fora da edificação entre nos ambientes no verão, e saia deles em épocas de frio.


A ABNT NBR 15220: 2008 - Desempenho térmico de edificações especifica quais são os requisitos mínimos a serem levados em conta para a construção de uma edificação que visa o conforto térmico dos usuários.


De modo resumido, podemos elencar algumas estratégias que contribuem para o construção de uma residência termicamente ideal:


- Empregar materiais de construção com baixa transmitância térmica nas paredes e coberturas (blocos e telhas térmicas) para impedir que o calor seja conduzido de dentro para fora e vice versa;


- Abusar de cores claras em superfícies externas para refletir a radiação solar;


- Projetar espaços que proporcionem a ventilação natural dos ambientes através de portas e janelas estrategicamente posicionadas de modo a proporcionar a renovação de ar;


- Bloquear a incidência direta do sol pelas aberturas e vidros da residência através de brises, varandas e pergolados


- Posicionar adequadamente os cômodos das casas para que não recebam diretamente a insolação;


- Empregar esquadrias térmicas para impedir a condução de calor.

Com esses e outros recursos, podemos promover maior conforto aos espaços sem o emprego de aparelhos de ar condicionado e climatizadores, diminuindo custos e contribuindo com a saúde respiratória, além de ser uma solução ambientalmente sustentável.

4 visualizações

RECEBA MEUS EMAILS

© 2020 por Catherine Schrader. 

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon