• Arq. Catherine Schrader

Como nossos filhos podem usar o computador de forma segura

Com o isolamento ocasionado pela pandemia no Covid 19, muitos jovens e crianças estão permanecendo muito tempo em frente ao computador, seja estudando “on-line”, ou jogando. Além de afetar a visão, passar horas em frente ao computador pode gerar graves problemas ortopédicos, como dores na coluna e pescoço, nos pulsos, problemas de visão, entre outros fatores nocivos à saúde e integridade física. Um mobiliário inadequado pode causar transtornos físicos com o passar do tempo, podendo, inclusive, levar à dificuldade ou incapacitação na realização de tarefas.





É importante ajustar adequadamente o ambiente e o mobiliário que a pessoa utiliza para que as atividades possam ser desenvolvidas de forma saudável. É essencial ajustar a postura, utilizar cadeiras reguláveis que se ajustem aos diversos biotipos de cada um, assim como dimensionar adequadamente as mesas, apoios, e outras questões que irão proporcionar maior conforto ergonômico.


Seguem 5 dicas para ajustar adequadamente o local que será utilizado:


1. Prefira ambientes claros, neutros, com superfícies claras e não refletoras. A iluminação do ambiente deve estar equilibrada com a iluminação do monitor de forma harmoniosa. Evite utilizar o computador em ambientes escuros que forcem a visão.


2. Utilize cadeiras ergonômicas que tenham altura ajustável para que os pés fiquem apoiados no chão, apoio de braço regulável na altura do cotovelo, base do acento com material macio que não deforme e que borda frontal arredondada, encosto levemente arredondado para apoio da região lombar.


3. Compre mesas de apoio com altura ideal para acomodar o teclado e o mouse, de modo que o braço fique na posição de 90°. Pessoas mais altas podem utilizar uma mesa com altura em média de 70 cm. Já as de estatura menor podem investir em uma mesa com altura de 65cm.


4. Ajuste o Monitor na altura do campo visual, inclinando-o de 10° a 20°. Especialistas recomendam que a tela esteja a uma distância entre 40 e 70 cm dos olhos. No mercado já existem monitores criados não apenas para aumentar a qualidade das imagens, mas também resguardar a visão dos usuários, com recursos que controlam a emissão de luzes azuis que prejudicam a visão, e que estabiliza o monitor, inibindo pequenos tremores que afetam e elevam a tensão dos olhos.


5. A postura deve ficar ereta, com os ombros e quadris alinhados. Devemos evitar curvar as costas e o pescoço, ou ficar em posição inadequada que sobrecarregue os ombros.

Cuidar do espaço em que vivemos e executamos nossas atividades é muito importante para proporcionar segurança e saúde para toda a nossa família, contribuindo para o bem estar do corpo e da mente.


6 visualizações

RECEBA MEUS EMAILS

© 2020 por Catherine Schrader. 

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon