top of page
  • Foto do escritorArq. Catherine Schrader

Conforto ambiental: principal aliado na criação de ambientes saudáveis

Atualizado: 3 de abr. de 2020

Projetar um espaço é muito mais do que apenas desenhar cômodos. Também foi-se o tempo em que se considerava apenas a estrutura física, a funcionalidade e a estética dos ambientes. Um espaço ideal deve considerar na sua concepção o “Conforto Ambiental”.


Quando se fala em conforto ambiental, não se quer dizer que o ambiente é apenas confortável fisicamente, como quando utilizamos um sofá bastante confortável. Conforto ambiental leva em consideração o conforto dos usuários que utilizam o ambiente, suas necessidades físicas e psicológicas, de forma a proporcionar qualidade de ar, temperatura e umidade ideais (conforto térmico), níveis de iluminação adequados para executar as diversas tarefas dos dia a dia (conforto lumínico), ambientes calmos e sem ruídos para garantir um sono adequado (conforto acústico) e espaços psicologicamente saudáveis que se utilizam cores e materiais ideais para cada tipo de ambiente (conforto visual).

Ambientes saudáveis devem ser projetados para preservar a integridade física e psicológica dos usuários, garantindo a qualidade de vida dos mesmos. Um projeto de arquitetura que considera o conforto ambiental leva em conta o clima da região para a escolha de materiais e especificação de elementos de fachada, considera os equipamentos de climatização ideais, especifica janelas adequadas para isolamento sonoro de grandes centros urbanos, entre outras medidas que garantem a qualidade dos espaços.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page