• Arq. Catherine Schrader

O arquiteto como idealizador de espaços saudáveis

Atualizado: Abr 3

O arquiteto é um planejador de espaços. Além de projetar formas bonitas, pode contribuir para a qualidade de vida das pessoas .



Muitos acreditam que arquitetos são responsáveis apenas pela criação de espaços bonitos e agradáveis. Existem ainda muitos que não entendem a diferença entre engenheiros e arquitetos, e acham que o arquiteto faz apenas o desenho do espaço, e que o engenheiro o constrói. Mas a tarefa do arquiteto vai muito além disso.

O papel do arquiteto é conceber um espaço levando em conta vários fatores necessários ao bem estar físico, emocional, social, econômico e ambiental dos usuários e do ambiente ao qual estão inseridos.

Ao planejar um projeto, o arquiteto deve levar em conta o local em que está inserido, sua posição geográfica, condições climáticas (insolação, ventos), topografia (terrenos em aclive e declive e como acessá-los), ele deve estudar o perfil dos usuários, suas necessidades espaciais, emocionais, rotinas, desejos e possibilidade econômica.

Com um estudo completo das necessidades do usuário e do local em que está inserido, é possível elaborar um projeto que traduza essas necessidades em forma de espaços que possam contribuir positivamente com o conforto, saúde e bem estar para os futuros integrantes desses locais.

Preocupações com dimensões mínimas de ambientes, tipos construtivos, escolha de pisos e revestimentos ideais para cada pessoa, iluminação e ventilação natural, qualidade do ar e da água, ergonomia (dimensões de mobiliário ideais), acessibilidade, sustentabilidade, sistemas inteligentes, são importantíssimos para se criar ambientes saudáveis.

Vemos, assim, que o arquiteto consciente pode transformar a forma com que os espaços são utilizados, agregar valor e proporcionar maior qualidade de vida.



2 visualizações

RECEBA MEUS EMAILS

© 2020 por Catherine Schrader. 

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon