Buscar
  • Arq. Catherine Schrader

Como isolar acústicamente um ambiente e garantir um sono saudável

Atualizado: Fev 11

Com o crescimento dos centros urbanos, o ruído tem atingido níveis altíssimos, influênciando na qualidade do trabalho, na concentração e no sono.



Um ambiente ideal deve proporcionar paz e tranquilidade aos seus ocupantes, permitindo que os mesmos tenham um sono tranquilo e consigam executar as tarefas que exigem concentração. Mas muitas vezes vemos que a realidade não é bem essa. Muitos não conseguem dormir, ler ou trabalhar, pois o ruído das grandes cidades interfere de forma negativa na qualidade sonora dos espaços. O ruído dos vizinhos em prédios e condomínios também tem sido fonte de reclamação. Para sanar esse problema é importante investir no isolamento acústico.

Abaixo seguem algumas dicas de como isolar acusticamente os ambientes:


- Utilizar janelas com isolamento acústico (os fornecedores precisam indicar o nível de isolamento acústico das janelas e portas)

- Construir paredes com materiais que isolem o som dos vizinhos

- Instalar mantas de isolamento acústico nas lajes para reduzir a condução do som pela estrutura evitando os ruidos provenientes da queda de objetos e do "toc-toc" dos sapatos

- Isolar acusticamente as tubulações de esgoto, minimizando o ruído proveniente do acionamento das descargas


Atualmente está em vigor a norma de desempenho das edificações (ABNT NBR 15575). Ela estabelece os níveis adequados de ruído dos sistemas prediais, entre outros requisitos aplicados ao conforto e segurança dos usuários. Procure por imóveis construídos por construtoras e profissionais que atendam a norma. É seu direito viver bem e ter o melhor, sem pagar mais por isso!!

4 visualizações

RECEBA MEUS EMAILS

© 2020 por Catherine Schrader. 

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon